Pirâmide de aprendizagem
Texto 1 - A pirâmide de aprendizagem: ela guia os professores na direção certa?
A Pirâmide de
Aprendizagem de Edgar Dale é frequentemente citado para os professores utilizarem
a fim de promover formas eficazes de aprendizagem. Dale organizou vários tipos
de experiências e organizou de forma a ter uma sobreposição entre os níveis do
cone e diferentes níveis de retenção nesses métodos.
As conclusões de Dale foram
baseadas em teoria e observação pessoais, não em pesquisas. A pirâmide nunca foi comprovada por outros estudos. As porcentagens podem
ter variações e um método de aprendizagem pode ser encontrado dentro de outro método
utilizado. Isolar um método de ensino se torna quase impossível no
processo de ensino. Desta forma a pirâmide não seria tão confiável?
As porcentagens atribuídas
a cada método podem variar de estudo para estudo, ou do tempo dedicado aquele nível,
ou mesmo de sujeito para sujeito. Acredito que deve ser levada em consideração
as circunstâncias vividas pelo sujeito para a aplicação de determinado método
de aprendizagem, para que seja atribuído o método ideal para aquele momento e
para atingir determinado objetivo.
Uma coisa é certa as
pessoas aprendem melhor quando estão envolvidas ativamente no processo de
aprendizagem. Seja com leituras, palestras, vendo, ouvindo ou ensinado. Ou melhor ainda com um método complementando o outro.
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