Trello: organização versátil para a Educação
O Trello, de maneira bem simplificada, é como se fosse um
quadro com post-its digital, mas com vários recursos adicionais. Já em termos
técnicos, o Trello é definido como uma ferramenta de gerenciamento de projetos
em listas baseada na web.
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Trello no gerenciamento colaborativo (Fonte: Sebrae) |
Não vamos detalhar aqui como essa ferramenta funciona, pois
isso pode ser visto no Tour pelo Trello e
nos links ao final desta postagem. Vamos a questão que mais interessa agora:
O que esse tal de Trello tem a ver com Educação?
Simples: por ser uma ferramenta versátil e com grandes
opções de personalização, o Trello pode ser usado não apenas em contextos
profissionais, mas também para uso pessoal e acadêmico. Some isso à
possibilidade de colaboração oferecida pela plataforma e shazam: temos uma
ferramenta gratuita propícia para trabalhar com alunos o desenvolvimento do
planejamento, organização e colaboração.
Neste caso, o Trello pode ser usado para auxiliar a
realização de metodologias ativas, que colocam o estudante como protagonista de
seu processo de aprendizado. Na primeira vez em que a ferramenta for usada, o
professor possivelmente precisará explicar como ela funciona, mas a partir daí
os próprios alunos podem gerenciar os quadros e seus conteúdos.
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Quadro de aprendizado baseado em projetos (Fonte: Trello) |
Um exemplo é o uso no aprendizado baseado em projetos feito
pela organização estadunidense Project Lead The Way, como explicado neste
artigo. Em suma, os alunos podem usar o Trello desde a esquematização
básica do projeto até a sua conclusão, organizando todo o processo em etapas,
tarefas e ações específicas, até mesmo definindo prazos para a realização de cada
tarefa.
E mesmo para uso individual o Trello pode ser útil ao
estudante, já que pode ser utilizado no planejamento de estudos, seja para
provas escolares, vestibulares (ex.
de quadro para Enem), ou até mesmo concursos e outras seleções
profissionais.
E não é apenas para os alunos que o Trello pode ser
interessante. O professor também pode fazer uso da ferramenta, como para
planejar uma aula (veja
um quadro de exemplo), ou até organizar um projeto interdisciplinar com
outros professores para que todos acompanhem o que está sendo planejado e
feito. E pode também ser uma forma do professor compartilhar com os alunos o
planejamento da disciplina de forma dinâmica, registrando outras informações e
avisos importantes, como neste quadro
(em inglês).
Listo abaixo algumas características e funções que eu
destaco nesta ferramenta:
- Multiplataforma: O Trello não fica instalado no computador, pois funciona na web. Então, pode ser acesso de qualquer lugar e possui aplicativos para a maioria dos smartphones. Assim, o aluno pode acessar do próprio celular e/ou de computadores, como de laboratórios escolares de informática.
- Gratuito: Ele é grátis. Assim nem o aluno e nem o professor precisam pagar para usar. O Trello tem funções avançadas que são pagas, mas que não fazem falta no uso cotidiano. Há um limite do tamanho de anexos, mas isso é contornável pela sua próxima característica.
- Integração: Ao invés de enviar os arquivos diretamente para o Trello, é possível utilizar de forma integrada plataformas de armazenamento virtual, como Google Drive ou Microsoft OneDrive. Assim, basta enviar o arquivo para algum desses outros serviços e inserir o link para o arquivo no cartão do Trello a que estiver relacionado.
- Colaborativo: É possível adicionar vários colaboradores para um quadro ou até formar um time para gerenciar vários quadros. E cada cartão pode ser atribuído a um ou mais colaborador(es) específico(s), de modo a distribuir e acompanhar cada tarefa. E através dos comentários é possível contribuir para o andamento da tarefa ou de todo o projeto. E como é um serviço baseado na web, as alterações feitas por um membro são replicadas em tempo real para os demais colaboradores. Até mesmo o professor pode fazer parte do time para acompanhar o desenvolvimento das atividades.
- Personalizável: É possível criar um quadro do zero ou usar um modelo pronto. De qualquer modo, pode-se personalizar para que fique da maneira mais adequada a cada projeto ou fluxo de trabalho. Mesmo que sejam criados inúmeros cartões para subdividir as atividades, é possível usar os filtros e termos de pesquisa para exibir e encontrar somente aqueles que precisar no momento.
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Multiplataformas facilitam o acesso ao Trello (Fonte: Dygransoft) |
Enfim, como essa é uma ferramenta já popular em vários
meios, há muitos materiais que ensinam a como utilizar o Trello, além da seção
de ajuda da própria plataforma, desde livros, artigos na web e vídeos no
YouTube. Além disso, há diversos quadros de modelos com explicações nos
próprios cartões que podem servir de base para seus próprios, como os
disponíveis na página de Quadros
inspiradores do Trello.
Pessoalmente, eu já utilizo o Trello para organizar minhas
atividades profissionais e considero que ele me facilita visualizar o que ainda
preciso fazer, além de ser fácil conferir o que já fiz. Pretendo tentar utilizar
o Trello como sugestão de ferramenta de organização para os participantes de
meu projeto de pesquisa de mestrado. Se os participantes aderirem, postarei
futuramente sobre como ocorreu o uso desta ferramenta.
Seguem links para páginas que tanto serviram de referência
para esta postagem quanto são úteis para aprofundar a discussão ou auxiliar no
aprendizado desta ferramenta.
Para conhecer mais sobre essa ferramenta:
Trello & Educação:
Neirimar H. K. Coradini
Neirimar, que legal o seu post! Agora, uma pergunta: Qual será a competência desenvolvida por um estudante que viver a experiência de utilizar o TRELLO durante o desenvolvimento de um PBL no IFRO Colorado do Oeste?
ResponderExcluirEu considero que uma competência que pode ser desenvolvida através da utilização do Trello é a organização de tarefas, pois apesar de haver modelos de quadros em que se basear, os alunos precisam pensar, definir e detalhar quais tarefas deverão ser realizadas e os prazos de conclusão de cada uma para que o projeto seja concluído.
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