Modelo teórico de aprendizagem - TPACK
Texto 3 - O que é conhecimento tecnológico pedagógico
do conteúdo?
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo - TPACK
apresenta um modelo teórico de auxílio aos professores para a prática pedagógica
com tecnologia. O desenvolvimento de TPACK – tecnologia, pedagogia e
conhecimento de conteúdo pelos professores é fundamental para o ensino eficaz
com tecnologia. Essa estrutura se baseia na construção de conhecimento tecnológico
de conteúdo para incluir o conhecimento tecnológico.
Atualmente o ensino
necessita cada vez mais do uso de tecnologias. Mas ensinar com tecnologia
digital as vezes não é tão fácil. Elas são versáteis, inconstantes e obscuras apresentando
novos e constantes desafios para os professores. E ter uma aula padrão para
determinado conteúdo é mais cômodo do que lutar para usar mais tecnologia no
ensino.
Muitos fatores desestimulam
o uso dessas tecnologias pelos professores, como por exemplo, o não apoio das
instituições de ensino, a falta de reconhecimento do professor, a experiência
inadequada das tecnologias digitais pelos professores. Outra situação, os
professores se formaram em uma época onde a tecnologia educacional estava em um
estágio diferente de hoje, acarretando assim certa dificuldade para a manipulação
dessas tecnologias digitais e até mesmo pensarem ser incapazes de utilizá-las.
É importante a integração
do uso das tecnologias no ensino e aprendizagem, embora seja complexa para
alguns professores, e a TPACK possibilita essa integração pois apresenta três componentes
principais para um bom ensino com tecnologia: conteúdo, pedagogia e tecnologia.
Comentários
Postar um comentário