Modelo teórico de aprendizagem - TPACK

Texto 3 - O que é conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo?

Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo - TPACK apresenta um modelo teórico de auxílio aos professores para a prática pedagógica com tecnologia. O desenvolvimento de TPACK – tecnologia, pedagogia e conhecimento de conteúdo pelos professores é fundamental para o ensino eficaz com tecnologia. Essa estrutura se baseia na construção de conhecimento tecnológico de conteúdo para incluir o conhecimento tecnológico.


Atualmente o ensino necessita cada vez mais do uso de tecnologias. Mas ensinar com tecnologia digital as vezes não é tão fácil. Elas são versáteis, inconstantes e obscuras apresentando novos e constantes desafios para os professores. E ter uma aula padrão para determinado conteúdo é mais cômodo do que lutar para usar mais tecnologia no ensino.

Muitos fatores desestimulam o uso dessas tecnologias pelos professores, como por exemplo, o não apoio das instituições de ensino, a falta de reconhecimento do professor, a experiência inadequada das tecnologias digitais pelos professores. Outra situação, os professores se formaram em uma época onde a tecnologia educacional estava em um estágio diferente de hoje, acarretando assim certa dificuldade para a manipulação dessas tecnologias digitais e até mesmo pensarem ser incapazes de utilizá-las.

É importante a integração do uso das tecnologias no ensino e aprendizagem, embora seja complexa para alguns professores, e a TPACK possibilita essa integração pois apresenta três componentes principais para um bom ensino com tecnologia: conteúdo, pedagogia e tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trello: organização versátil para a Educação

KWL - uma possibilidade de técnica de aula

KWL - Ainda não tive tempo de aplicar a estratégia