Feedforward: aplicação na disciplina de Orientação à Prática Profissional e Pesquisa
Olá pessoal!
Após a
disciplina de Práticas Educativas em EPT fiquei
pensando onde, quando e como poderia aplicar alguma das técnicas aprendidas
nesta disciplina do ProfEPT.
Tendo em vista que ministro no IFRO campus Porto Velho Calama a
disciplina de Orientação à Prática Profissional e Pesquisa - OPPP para os 2ºs
anos do curso técnico em Eletrotécnica imaginei que poderia ser nela o
experimento!
A disciplina de OPPP participa de um projeto integrador (que utiliza ABP
- Aprendizagem Baseada em Projetos para desenvolvimento de algum protótipo
eletrônico a escolha dos estudantes que trabalham em grupo) juntamente com
outras disciplinas do curso. OPPP entra no contexto dando suporte na parte de
estruturação da pesquisa (escrita do projeto, pesquisa bibliográfica, redação),
elaboração de relatórios, acompanhamento da evolução/cronograma, resultados
(elaboração de artigo) e também são trabalhados aspectos de formação
profissional, trabalho em grupo fomentando a aprendizagem colaborativa,
princípios éticos voltados para a vida profissional, buscando uma formação
cidadã.
Pelo fato de trabalharem em grupo e por eu ter observado nas
apresentações a existência de muitos alunos "mochila" (que só vão nas
costas dos outros e não ajudam/colaboram muito o grupo), acreditei que aplicar
o Feedforward seria uma boa oportunidade dos alunos se
avaliarem e avaliarem os demais integrantes do grupo no que tange ao
comportamento e comprometimento voltados para a convivência e sucesso do
projeto, que podem refletir no futuro, quando profissionais que invariavelmente
trabalharão em grupo. A técnica busca identificar os pontos positivos, os
pontos que carecem de reflexão no comportamento atual, olhando para o futuro,
para um melhoramento do sujeito e construção mais adequada do que se pretende
(no caso dos alunos de OPPP, o projeto!).
Essa prática baseou-se na aplicação de um questionário (semelhante ao
que foi aplicado na disciplina de Práticas Educativas em EPT) para cada um dos
integrantes dos grupos, nas turmas do turno matutino e vespertino.
Os resultados foram interessantes pois os alunos puderam refletir sobre
sua conduta e sobre como os demais o enxergam enquanto "engrenagem de um
sistema". Alguns se sentiram encorajados a dizer o que precisava ser dito
para um melhor desenvolvimento das atividades, porque muitas vezes se sentiam
melindrados a apontar o que poderia ser melhorado em prol do grupo, por serem
amigos e não querer "estragar" a amizade. Outros disseram "Professora,
você está querendo causar a discórdia no grupo!" mas foi
explicado que aquele era o momento de dizer com cordialidade o que poderia ser
melhorado ou potencializado para o bem comum: o desenvolvimento do
projeto/protótipo.
Enfim, a experiência foi muito interessante e recomendo a aplicação!
Abaixo seguem algumas fotos das turmas.
Que interessante, Tayana! Fico satisfeito em ver o cuidado com o desenvolvimento pessoal do futuro profissional em formação. Duas perguntas: qual foi o sentimento vivido durante a aplicação da atividade com os estudantes? Você acredita que eles conseguiram perceber que são membros de uma comunidade/time que deve produzir um resultado efetivo?
ResponderExcluirQue legal. Tem muitas experiências positivas acontecendo e transformando a nossa realidade educativa a partir de dentro. Vou tentar essa experiência na próxima oportunidade
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue interessante vou realizar essa atividade com meus alunos do Curso Técnico em Finanças Subsequente. Obrigada por compartilhar, depois eu conto aqui como foi minha experiência.
ResponderExcluir