O KWL é uma oportunidade de organizar graficamente o registro do conhecimento prévio, das curiosidades sobre o assunto e o que foi aprendido. O mnemônico significa: K - Know (saber -> o que nós sabemos); W - Want (querer -> o que nós queremos saber); e L - Learned (aprendido -> o que nós aprendemos). https://www.post-it.com/3M/en_US/post-it/ideas/articles/kwl/ Com essa ferramenta, temos a possibilidade de refletir sobre o que os alunos já sabem, e ao mesmo tempo, permite o professor fazer um mapeamento desse conhecimento prévio, além de despertar a reflexão sobre o assunto a ser estudado, e registrar o aprendizado construído. Desta forma, organizando esses três pontos graficamente, podemos retornar ao quadro sempre que precisarmos relembrar algum aspecto estabelecido no início da aula, mantendo o foco do aprendizado. Essa é uma técnica que permite tanto ao professor como ao aluno, perceber a evolução no processo de ensino-aprendizagem e quem sabe até empolgá-lo...
Ótimas fotos, Ana! Grande momentos de aprendizagem registrados... Parabéns!
ResponderExcluirEsqueci de fazer uma pergunta: Conseguiu reviver o momento e relembrar os conceitos trabalhados enquanto publicava os registros?
ResponderExcluirSim, principalmente do momento da participação dos alunos, as falas sobre as experiências e as percepções deles foi muito interessante.
ExcluirJá o jogo ajudou a compreender melhor as práticas educativas, especialmente, quando a gente tirava uma pontuação baixa nos dados.