WORLD CAFÉ
WORLD CAFÉ
A metodologia, World Café, é uma estratégia criada por Juanita Brown e David Isaacs. No livro O World Café: dando forma ao nosso futuro por meio de conversações significativas e estratégicas, estão relatadas histórias sobre assuntos discutidos em empresas e governos dentre outros setores em torno de diálogos ocorridos no momento do café. Essa é uma metodologia que pode ser aplicada em atividades em grupos na produção de conhecimentos de forma coletiva, tendo o diálogo, argumentos, ideias e registros com elementos básicos. (https://www.skoob.com.br/o-world-cafe-143115ed159197.html)
Pensando nas potencialidades desta metodologia, optamos por aplicá-la numa oficina que ministrei, juntamente com outras formadoras. O objetivo dessa oficina era discutir sobre como elaborar um plano de intervenção pedagógica após a aplicação de uma avaliação diagnóstica.
Para tanto, a oficina pedagógica foi organizada da seguinte maneira. Os participantes foram divididos em 12 grupos com cinco componentes – sendo dois grupos para discutir as ações de intervenções nas turmas do 5º anos nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática; cinco grupos responsáveis por discutir as intervenções nas turmas de 9º anos e quatro grupos ficam com as discussões das intervenções nas turmas do 3º anos do ensino médio.
Para realizar atividades em grupos foi necessário organizar o espaço com mesas redondas e com 05 cadeiras cada uma. Cada grupo recebeu um cartaz com uma tabela desenhada com colunas: habilidades ainda não adquiridas, objeto de conhecimento a ser trabalhado, metodologia, período e avaliação.

Ao final os grupos apresentaram as propostas metodológicas elaboradas nos cartazes e nós ministrantes fizemos intervenções finais.

Comentários
Postar um comentário