WORLD CAFÉ




WORLD CAFÉ


A metodologia, World Café, é uma estratégia criada por Juanita Brown e David Isaacs. No livro O World Café: dando forma ao nosso futuro por meio de conversações significativas e estratégicas, estão relatadas histórias sobre assuntos discutidos em empresas e governos dentre outros setores em torno de diálogos ocorridos no momento do café. Essa é uma metodologia que pode ser aplicada em atividades em grupos na produção de conhecimentos de forma coletiva, tendo o diálogo, argumentos, ideias e registros com elementos básicos. (https://www.skoob.com.br/o-world-cafe-143115ed159197.html)
Pensando nas potencialidades desta metodologia, optamos por aplicá-la numa oficina que ministrei, juntamente com outras formadoras.  O objetivo dessa oficina era discutir sobre como elaborar um plano de intervenção pedagógica após a aplicação de uma avaliação diagnóstica.
Para tanto, a oficina pedagógica foi organizada da seguinte maneira. Os participantes foram divididos em 12 grupos com cinco componentes – sendo dois grupos para discutir as ações de intervenções nas turmas do 5º anos nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática; cinco grupos responsáveis por discutir as intervenções nas turmas de 9º anos e quatro grupos ficam com as discussões das intervenções nas turmas do 3º anos do ensino médio.
Para realizar atividades em grupos foi necessário organizar o espaço com mesas redondas e com 05 cadeiras cada uma. Cada grupo recebeu um cartaz com uma tabela desenhada com colunas: habilidades ainda não adquiridas, objeto de conhecimento a ser trabalhado, metodologia, período e avaliação.
Os grupos de trabalho foram compostos por: um professor de matemática; um professor  de Língua Portuguesa e os demais membros eram supervisores e diretores. Na dinâmica da produção coletiva dialógica a cada 30 minutos os professores trocavam de grupos e permaneciam dos demais membros que tinham a incumbência de passar para os membros novos o que fora produzido. Nas últimas rodas de troca os supervisores e diretores também trocaram de grupos. Durante a produção em grupos, nós,  ministrantes da oficina, passávamos pelos grupos realizando as intervenções necessárias
Ao final os grupos apresentaram as propostas metodológicas elaboradas nos cartazes e nós ministrantes fizemos  intervenções finais.
Por último, as várias ações de intervenções propostas sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos na avaliação diagnóstica foram disponibilizadas às escolas. Para isso  optamos por utilizar o grupo whatsApp dos supervisores, a fim de disponibilizar o material produzido que foi registrado por meio fotográfico e encaminhado a todos os supervisores.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trello: organização versátil para a Educação

KWL - uma possibilidade de técnica de aula

One-minute-paper - descobrindo os pensamentos e os sentimentos dos estudantes.