Uso de redes sociais pelo RH das empresas
Texto 9 – O uso de sites de redes sociais como ferramenta de recrutamento para os empregadores
Várias empresas utilizam
sites de redes sociais como uma ferramenta para realizar a triagem de candidatos
à vaga de emprego. Os setores de RH das empresas aproveitam-se das ferramentas
de mídia social e tecnológicas para comunicar e informar, e até mesmo
selecionar os novos talentos da empresa observando os perfis dispostos nas
redes sociais.
Os perfis de redes sociais
e conteúdos postados como fotos e expressão de pensamentos podem ter
implicações negativas no trabalho. Mesmo que o empregado não haja na empresa
como enxergado nas redes sociais, a sua exposição acaba sendo ligada a imagem
da empresa e as suas ações relacionadas a sua função dentro da empresa.
Existem três principais razões
pelas quais candidatos são desqualificados após a triagem realizada nas redes
sociais: fotos ou informações provocativas ou inapropriadas; conteúdo de uso de
bebidas ou drogas; e falar mal de colegas, cliente ou empresa que tenha trabalhado anteriormente.
Está correta essa relação
direta entre vida social e trabalho? Deve-se mudar de comportamento? Não se expor
nas redes sociais? É ético por parte das empresas fazer essa triagem com base
nas informações postadas em redes socais?
Uma coisa deve estar clara:
ser consciente de que os conteúdos postados nas redes sociais podem ser acessados
pelas empresas e que os perfis estão sendo aproveitados para “construir” a imagem
de quem está atrás do computador. Além de empresas, a sociedade em geral constrói
uma imagem com recortes do que está sendo postado nas redes sociais.
E como você quer ser
visto?
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