Learning Café - aprendendo a dialogar e a produzir colaborativamente


Utilizei uma técnica chamada “Rotação por Estações” em uma turma do curso técnico em Administração subsequente ao Ensino Médio para ensinar Direito Empresarial. Pela dinâmica da atividade, posso dizer que segue procedimentos bastante parecidos com a técnica “Learning Café”. A principal diferença entre a experiência de realizar a atividade como discente, nas aulas de mestrado, foi a figura da “memória”, ou seja, um dos alunos permanecia por duas vezes na estação para atualizar os demais alunos sobre o trabalho já desenvolvido ali.

A técnica consiste em criar circuitos na sala de aula, em que o aluno passe por diferentes estações, e realize diferentes atividades sobre o mesmo tema central. No caso da atividade realizada na turma do curso técnico acima mencionado, a atividade funcionou da seguinte maneira: primeiro foi definido o tema e organizadas as estações; depois os alunos foram divididos em grupos de acordo com o número de estações; Cada estação possuía um material específico a ser utilizado; Os grupos deveriam ler e desenvolver uma atividade proposta em determinado tempo, e depois seguir para uma nova estação; todos os alunos deveriam passar por todas as estações; a professora esteve presente em todas as estações observando o desenvolvimento do trabalho e conversando sobre eventuais dúvidas; finalizamos ouvindo as considerações dos alunos sobre a atividade.

Em minha opinião, o que mais enriquece a técnica é a possibilidade de diálogo e o trabalho em grupos pequenos. Também considero que a técnica é uma ótima oportunidade para o trabalho com diferentes conceitos relacionados ao mesmo tema, de forma conjunta e integrada. Na minha experiência como docente, por exemplo, cada estação discutia um conceito diferente, e a cada nova estação, os alunos tinham a oportunidade de vincular os novos conceitos aos anteriores, o que me remete a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. No entanto, ainda preciso me apropriar melhor da técnica, pois a experiência que tive enquanto docente não teve muito êxito.

Comentários

  1. Olá, Cássia! Fico satisfeito em ler o seu relato sobre a aplicação da técnica no curso técnico em Administração. Duas perguntas: Conseguiu perceber se essa técnica auxilia o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante? Você acredita que os estudantes desenvolveram assertividade e compromisso com o diálogo sobre o tema?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trello: organização versátil para a Educação

One-minute-paper - descobrindo os pensamentos e os sentimentos dos estudantes.

KWL - uma possibilidade de técnica de aula