Quase uma resenha: Aprendizagem baseada em projetos

Olá amigos,

seguindo o ritmo de compartilhar as impressões e usos das estratégias de ensino que trabalhamos em nosso último encontro presencial mensal, com a companhia do Professor Antônio; compartilho com vocês a leitura de um livro que me ajudou a compreender e utilizar ainda mais a Aprendizagem baseada em projetos em minha prática educativa.

O livro "Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI", escrito pelo professor William Bender (um dos grandes nomes na proposição de técnicas práticas para educação diferenciada), apresenta um roteiro de como e porque trabalhar a partir dessa abordagem em sala de aula.

O livro oferece explicações detalhadas dos passos, estratégias e recursos que podem ser adotados tanto por um professor em sua própria disciplina quanto em um trabalho conjunto de diversas matérias; para todo o ano-bimestre, ou apenas para algumas aulas de uma unidade; além de exemplos de projetos, etc.

O que eu mais gostei é que o livro não tem como intenção refletir acerca da validade dessas abordagem, mas ensinar passo-a-passo modos de vivenciá-la na prática cotidiana... a mim, pelo menos, me respondeu a muitas dúvidas sobre o como fazer, que por conta do tempo que tivemos (apenas uma semana) não pudemos aprofundar em sala de aula.

Para animar na aquisição desse livro, olha só o indíce:

Capítulo 1: Envolvendo os alunos por meio da aprendizagem baseada em problemas
Capítulo 2: Aprendizagem baseada em projjetos na sala de aula: fazendo a ABP funcionar
Capítulo 3: Concebendo o planejamento de projetos em ABP
Capítulo 4: Tecnologia de Ensino em sala de aula na aprendizagem baseada em projetos (youtube, blogs, wikis, podcasts, jogos, etc.)
Capítulo 5: Estratégias de ensino na aprendizagem baseada em projetos (brainstorm, think-pare-share, mapas mentais, estruturação, etc.)
Capítulo 6: Opções de avaliação para a aprendizagem baseada em projetos

Gostou da dica? Se quiser comprar... esse é o link na Amazon!

Um ótimo investimento para quem quer ter uma base teórica para a organização de seus projetos.

Espero que a dica seja útil!

Sempre amigos,

Augusto

Comentários

  1. Excelente dica Augusto! Já havia ficado animado em adquirir, quando você mencionou no whatts, mas agora com uma quantidade de informações maior, animei ainda mais. Compartilho do seu pensamento de que, apesar do impacto significativo do aprendizado durante a semana do encontro, o tempo foi pouco. O acesso a outros subsídios é fundamental. E o livro parece ir ao encontro desses anseios.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Augusto! Obrigado por compartilhar a sugestão de literatura. Agora, me responda, por favor, segundo o seu estudo, podemos dizer que você viveu um PBL? Se sim, como foi a experiência? Se não, o que faltou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos um PBL mesmo dentro do tempo reduzido e a experiência prática na semana de aula foi fundamental inclusive para entender outros textos que tenho lido a respeito. Se tivesse apenas lido o lido não teria compreendido tanto quanto pude compreender após a nossa experiência prática. Vivemos a experiência do trabalho em equipe, da autonomia da produção de novos conhecimentos e do professor como orientador e mediador da experiência. Certamente vivemos um PBL...agora é aprofundar e seguir realizando também.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trello: organização versátil para a Educação

One-minute-paper - descobrindo os pensamentos e os sentimentos dos estudantes.

KWL - uma possibilidade de técnica de aula