Padlet - Um Mural para a Produção Colaborativa, mesmo para os tímidos estudantes do Curso Técnico em Finanças Subseqüente ao Ensino Médio




Iniciei um projeto de ensino com os alunos do curso Técnico em finanças subseqüente no segundo bimestre de 2019.1 com o objetivo de construir  um produto  rentável utilizando os conceitos e terminologias de contabilidade de custos com enfoque gerencial. Porém durante o processo de construção do projeto de ensino não havia pensado em organizar um espaço virtual para registrar o desenvolvimento das atividades do projeto bem como interação entre professor-aluno fora do espaço físico escolar.

Durante as aulas presenciais do Mestrado Profept da disciplina de Práticas Educativas EPT  mesmo não me sentindo segura para manusear a ferramenta padlet,  resolvi desenvolver um espaço de comunicação e registro das atividades do projeto de ensino, pois achei interessante a possibilidade de gerar um arquivo em formato pdf de todo o material produzido durante o trabalho, uma possibilidade de avaliação do processo de aprendizagem, bem como uma reflexão sobre a própria atividade docente.
Inseguranças a parte, no dia 24/04/2019 iniciamos a construção do primeiro Mural Virtual com o ajuda do professor Antônio. O mural pode ser acessado através do QR Code no início do texto

Percebo que o padlet “ Mural Virtual” possibilitou uma maior interação dos alunos, pois a possibilidade de postar dúvidas e perguntas de forma anônima encoraja os alunos a realizarem perguntas, possibilitando ao professor mediador  construir  possibilidades de solução de dúvidas, através de roteiros de cálculos, vídeos sobre os conteúdos.

Finalizaremos a inclusão de informações no  “Mural Virtual” da disciplina de contabilidade de custos com fotos e vídeos durante a apresentação do seminário sobre os custos de produção, formação de preço de venda, custeio variável, ponto de equilíbrio contábil, que acontecerá ao final do semestre 2019.1( final de junho/2019 e início de julho/2019).
Muitas são as contribuições da ferramenta padlet tais como: criação de ambiente virtual de acompanhamento de trabalhos extraclasse, extensão da sala de aula com possibilidade de tira dúvidas, inclusão de  diversos recursos didáticos tais como vídeos, artigos, planilhas, etc visando sanar  dúvidas para uma aprendizagem significativa. 

Buscando integrar as atividades construídas no padlet ao ambiente virtual do aluno existente no IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte Inclui o link do padlet no AVA.

Comentários

  1. Fernanda, fico feliz em conhecer a produção realizada pelos estudantes sob sua orientação. Parabéns! Agora, duas perguntas: como você percebeu/avaliou a aprendizagem realizada pelos estudantes? Como conseguiu verificar o surgimento de dúvidas genuínas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trello: organização versátil para a Educação

One-minute-paper - descobrindo os pensamentos e os sentimentos dos estudantes.

KWL - uma possibilidade de técnica de aula