Padlet - Um Mural para a Produção Colaborativa, mesmo para os tímidos estudantes do Curso Técnico em Finanças Subseqüente ao Ensino Médio
Iniciei um projeto de ensino
com os alunos do curso Técnico em finanças subseqüente no segundo bimestre de
2019.1 com o objetivo de construir um produto rentável utilizando os conceitos e
terminologias de contabilidade de custos com enfoque gerencial. Porém durante o
processo de construção do projeto de ensino não havia pensado em organizar um
espaço virtual para registrar o desenvolvimento das atividades do projeto bem
como interação entre professor-aluno fora do espaço físico escolar.
Durante as aulas presenciais
do Mestrado Profept da disciplina de Práticas Educativas EPT mesmo não me sentindo segura para manusear a
ferramenta padlet, resolvi desenvolver um
espaço de comunicação e registro das atividades do projeto de ensino, pois
achei interessante a possibilidade de gerar um arquivo em formato pdf de todo o
material produzido durante o trabalho, uma possibilidade de avaliação do
processo de aprendizagem, bem como uma reflexão sobre a própria atividade
docente.
Inseguranças a parte, no dia
24/04/2019 iniciamos a construção do primeiro Mural Virtual com o ajuda do
professor Antônio. O mural pode ser acessado através do QR Code no início do texto.
Percebo que o padlet “ Mural
Virtual” possibilitou uma maior interação dos alunos, pois a possibilidade de
postar dúvidas e perguntas de forma anônima encoraja os alunos a realizarem
perguntas, possibilitando ao professor mediador
construir possibilidades de
solução de dúvidas, através de roteiros de cálculos, vídeos sobre os conteúdos.
Finalizaremos a inclusão de
informações no “Mural Virtual” da
disciplina de contabilidade de custos com fotos e vídeos durante a apresentação
do seminário sobre os custos de produção, formação de preço de venda, custeio
variável, ponto de equilíbrio contábil, que acontecerá ao final do semestre
2019.1( final de junho/2019 e início de julho/2019).
Muitas são as contribuições da ferramenta padlet tais como: criação de ambiente virtual de
acompanhamento de trabalhos extraclasse, extensão da sala de aula com
possibilidade de tira dúvidas, inclusão de diversos recursos didáticos tais como vídeos,
artigos, planilhas, etc visando sanar dúvidas para uma aprendizagem
significativa.
Buscando integrar as atividades construídas no padlet ao ambiente virtual do aluno existente no IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte Inclui o link do padlet no AVA.
Buscando integrar as atividades construídas no padlet ao ambiente virtual do aluno existente no IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte Inclui o link do padlet no AVA.
Fernanda, fico feliz em conhecer a produção realizada pelos estudantes sob sua orientação. Parabéns! Agora, duas perguntas: como você percebeu/avaliou a aprendizagem realizada pelos estudantes? Como conseguiu verificar o surgimento de dúvidas genuínas?
ResponderExcluir