PADLET: Ferramenta para registro e integração entre disciplinas no curso de Edificações


Olá pessoal!

Além de aluna do mestrado ProfEPT, também sou professora da área de Elétrica e por isso, em planejamento de integração entre a disciplina que ministro no 4º ano de Edificações no IFRO campus Calama (que é Projetos de Instalações Elétricas Prediais), com a disciplina de Patologias, foi descoberto que havia um elo: Patologias elétricas!

Para a aprendizagem ser mais eficaz, se faz necessário o uso de imagens dessas patologias para que os estudantes consigam fazer analogia aos conteúdos teóricos e darem significado a estes.

Assim, para o terceiro bimestre letivo deste ano estamos planejando utilizar o PADLET para ser literalmente o mural onde os alunos postarão imagens de patologias elétricas, farão comentários sobre o que há de patológico e como deveria ser conforme as normas (podendo descrever essa última parte somente com palavras ou fazer uso de outra imagem para mostrar a maneira adequada de correção do problema/patologia). Nota-se que os alunos farão links entre os conhecimentos mas serão seres ativos no processo de aprendizagem pois estarão a todo momento pesquisando essas patologias em locais onde transitam, verificando se realmente são patologias conforme as teorias e normas, como deveriam ser corrigidas, além de desenvolverem a habilidade de trabalhar com uma ferramenta tecnológica (virtual) nova para eles.

Há outras ferramentas que poderíamos escolher, entretanto um dos fatores de escolha foi o fato da compilação ("impressão") das postagens se dar em formato de jornalzinho, muito bem organizado e estruturado, o que facilitará a catalogação, o arquivamento, envio por e-mail ou outro meio, o estudo dos alunos e a diferenciação entre o que é patológico e o que está de acordo com as normas que regem as instalações elétricas brasileiras.

Espero que dê certo! Quando implementada a atividade, postarei os resultados aqui.

Até mais!




Comentários

  1. Como você apresentou o PADLET para os estudantes? Como eles receberam a proposta? Depois, compartilhe aqui o link com a produção, por favor!!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal ver como os colegas tem usado as ferramentas. Sobre o uso do PADLET, eles manifestaram alguma dificuldade de acesso?

    ResponderExcluir
  3. Olá! A proposta será implantada no 3° bimestre ainda. Eu e a professora da outra disciplina é que costuramos a ideia. Postarei os resultados daqui há uns meses!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trello: organização versátil para a Educação

One-minute-paper - descobrindo os pensamentos e os sentimentos dos estudantes.

KWL - uma possibilidade de técnica de aula