Learning Journal: relatos de aprendizagem em um blog


Muitas são as estratégias que podem ser usadas para uma aprendizagem ativa e associadas a ferramentas digitais ou mesmo analógicas. Ao longo da disciplina de Práticas Educativas em EPT tivemos oportunidade de vivenciar várias destas estratégias e usar diferentes ferramentas.

Fonte da imagem: Tokkoro
Uma destas estratégias é o learning journal, associada a esse próprio blog (metareferência, não é mesmo). Ao pesquisar mais sobre essa estratégia, encontrei uma definição interessante para ela feita pela Universidade de Worcester:

Um learning journal é uma coleção de notas, observações, pensamentos e outros materiais relevantes desenvolvidos ao longo de um período de tempo e usualmente relacionados a um período de estudo, uma experiência ou trabalho de campo. Seu propósito é melhorar o seu aprendizado através do processo de escrita e reflexão sobre as suas experiências de aprendizado. O learning journal é pessoal e refletirá a sua personalidade e experiências. (WORCESTER, 2016, p. 1, tradução nossa)

Essa estratégia pode receber diferentes nomes, sendo literalmente traduzida como “diário de aprendizado”. Além disso, ela pode ser desenvolvida em diferentes formatos, desde o tradicional caderno até os meios digitais, como o blog. O learning journal pode nos ajudar a ter um panorama do desenvolvimento de nosso aprendizado, servindo de registro e permitindo identificar nossos pontos fortes e fracos, enfim, nos fazendo refletir. Recomendo a leitura do documento da Universidade de Worcester que explica bem essa estratégia (está em inglês, mas o texto, além de bem leve, não é longo).

Fonte da imagem: Ohnodesign (adaptado)
Em nosso caso, foi utilizado o formato de blog para trabalhar o learning journal. Eu achei legal, pois na época de faculdade tive contato com essa plataforma e até criei um blog (Vagando a Esmo), que, mesmo não tendo alimentado ultimamente, me foi uma boa experiência. E agora, para uso como learning journal, ainda vejo como uma boa atividade. Inclusive, encontrei um estudo de Sidek e Yunus de 2012 que relataram que o uso de blog como diário de aprendizagem teve resultados positivos com um grupo de estudantes, como a melhoria do processo de reflexão sobre o que escrever e o aumento de autoconfiança para se manifestar dentro e fora da sala de aula.

Enfim, todas as atividades vivenciadas e estudadas como parte da disciplina foram proveitosas, pois experimentar na prática nos ajudou a compreender melhor tudo. E o learning journal neste blog ainda está sendo proveitoso, pois nos estimula a reflexão sobre tudo que nós vimos e permite compartilhar nossas considerações com todos.

Listamos as seguintes páginas como referência e recomendação para se aprofundar mais nestes assuntos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trello: organização versátil para a Educação

KWL - uma possibilidade de técnica de aula

KWL - Ainda não tive tempo de aplicar a estratégia