Learning Café vamos agendar?

Imagem relacionada




Sou professora EBTT – Área Contabilidade do IFRO- Campus Porto Velho Zona Norte  na minha prática docente de EPT já adotava estratégia de ensino tais como estudos de caso, leitura dialogada de artigos, utilizava diversos recursos didáticos, mas não me dava por satisfeita.Dessa inquietação docente no início deste ano iniciei a construção  de um projeto de ensino para elaboração de um produto, onde os alunos deveriam  identificar os custos de produção, despesas, elaborar o preço de venda gerando informações gerenciais.

Foi desafiador  a construção da proposta, quando estava construindo o projeto achava que estava cuidando de todos os detalhes, seleção de artigos, modelos norteadores de elaboração de relatório, modelos de slides de apresentação de seminário, elaboração de cronograma da entrega das atividades, reserva de laboratório para execução das etapas do projeto de ensino. Durante o planejamento do  projeto pensava que  estava o máximo.

Iniciamos a execução do projeto de ensino no segundo bimestre de 2019.1 com os alunos do Curso Técnico em Finanças Subseqüente. Porém fui observando durante a execução do projeto pelos alunos,que algumas atividades deveriam ser reformuladas, que a harmonia dos grupos estava abalada mesmo estes sendo formados por afinidades, alguns membros estavam insatisfeitos com o produto escolhido, sem contar  que a grande preocupação dos alunos com o medo de errar.

Refletindo sobre essas vivências na execução do projeto de ensino, pretendo reformular este projeto,  incluído as estratégias de produção ativa  tais como Brains storm para definição do produto para cada time. Utilizar a estratégia learning café para definição dos investimentos iniciais do negócio, produção mensal, estoque necessário para produção mensal, custos de produção e despesas. Ou seja, cada grupo participaria da construção do produto do outro time.
Eu achei interessante a estratégia de produção ativa Learning Café, pois é uma oportunidade de uma construção coletiva onde todos podem colaborar, cooperar com o trabalho do outro, sem contar as possibilidades de crescimento pessoal e nas relações interpessoais, pois o que percebo é uma grande dificuldade dos alunos sejam eles adolescentes,  jovens ou adultos de gerenciamento de conflito, e conviver em harmonia com o diferente, com a diversidade.
A produção ativa Learning Café é uma possibilidade de cooperação entre  os membros de um time, sendo a colaboração fundamental para que os resultados sejam alcançados. Além de oportunizar  a aprendizagem de conviver com a diversidade, o diferente  e desenvolver habilidades sociais de  comunicação e respeito ao pluralismo de idéias; hoje  fundamental  para a ruptura da cultura individualista e competitiva.. (ROCHA, 2017, p.33)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trello: organização versátil para a Educação

KWL - uma possibilidade de técnica de aula

KWL - Ainda não tive tempo de aplicar a estratégia