Learning Café vamos agendar?
Sou
professora EBTT – Área Contabilidade do
IFRO- Campus Porto Velho Zona Norte na
minha prática docente de EPT já adotava estratégia de ensino tais como estudos de caso, leitura dialogada
de artigos, utilizava diversos recursos didáticos, mas não me dava por
satisfeita.Dessa
inquietação docente no início deste ano iniciei a construção de um projeto de ensino para elaboração de um
produto, onde os alunos deveriam identificar os custos de produção,
despesas, elaborar o preço de venda gerando informações gerenciais.
Foi
desafiador a construção da proposta,
quando estava construindo o projeto achava que estava cuidando de todos os
detalhes, seleção de artigos, modelos norteadores de elaboração de relatório,
modelos de slides de apresentação de seminário, elaboração de cronograma da
entrega das atividades, reserva de laboratório para execução das etapas do projeto
de ensino. Durante o planejamento do projeto pensava que estava o máximo.
Iniciamos a execução do projeto de ensino no segundo bimestre de 2019.1 com os alunos do Curso Técnico em Finanças Subseqüente. Porém fui observando durante a execução do projeto pelos alunos,que algumas atividades deveriam ser reformuladas, que a harmonia dos grupos estava abalada mesmo estes sendo formados por afinidades, alguns membros estavam insatisfeitos com o produto escolhido, sem contar que a grande preocupação dos alunos com o medo de errar.
Refletindo sobre essas vivências na execução do projeto de ensino, pretendo
reformular este projeto, incluído
as estratégias de produção ativa tais como Brains storm para definição do produto para
cada time. Utilizar a estratégia learning café para definição dos
investimentos iniciais do negócio, produção mensal, estoque necessário para
produção mensal, custos de produção e despesas. Ou seja, cada grupo
participaria da construção do produto do outro time.
Eu
achei interessante a estratégia de produção ativa Learning Café, pois é uma
oportunidade de uma construção coletiva onde todos
podem colaborar, cooperar com o trabalho do outro, sem contar as possibilidades de
crescimento pessoal e nas relações interpessoais, pois o que percebo é uma
grande dificuldade dos alunos sejam eles adolescentes, jovens ou adultos de gerenciamento de
conflito, e conviver em harmonia com o diferente, com a diversidade.
A produção ativa Learning Café é uma possibilidade de cooperação
entre os membros de um time, sendo a
colaboração fundamental para que os resultados sejam alcançados. Além de oportunizar a aprendizagem de conviver
com a diversidade, o diferente e desenvolver habilidades
sociais de comunicação e respeito ao
pluralismo de idéias; hoje fundamental para a ruptura da cultura individualista e
competitiva.. (ROCHA, 2017, p.33)
Comentários
Postar um comentário