Ferramentas digitais na aprendizagem centrada no aluno

Texto 7 – Ferramentas digitais na aprendizagem centrada no aluno: exemplos práticos e considerações
Ao longo dos últimos anos
o uso de tecnologias pelos alunos vem aumentando e se torna cada vez mais difícil
não utilizar essas tecnologias nas salas de aula. A escola passa a ter o papel
de não apenas ensinar conteúdos, deve prezar pelo desenvolvimento pessoal do
aluno, sua inclusão social, cidadania ative e emprego, deve, portanto, ensinar
para a vida.
É importante que além das
disciplinas curriculares, o aluno aprenda as competências transversais como exemplo
temos as competências digitais, empreendedorismo, deve aguçar o pensamento crítico,
a resolução de problemas, deve aprender a aprender.
Há escolas que trabalham com
as tecnologias digitais cotidianamente, caso dos Institutos Federais de Educação.
O mercado de trabalho exige cada vez mais trabalhadores competentes e habilidosos
que saibam utilizar tecnologias e os institutos colaboram com esse mundo do
trabalho.
Ainda é um desafio para
os professores tornar visível os resultados do uso das tecnologias com os
alunos. O conceito TPACK se refere a um entendimento que abrange conteúdo, pedagogia
e conhecimento tecnológico e pode ajudar a reconhecer os desafios no
desenvolvimento profissional dos professores. Outro ponto importante é mudar a
abordagem centrado no professor para uma abordagem centrada no aluno, e também mudar
a abordagem analógica para uma abordagem digital.
O leque de possibilidades
que o professor passa a ter quando adota ferramentas digitais para a
aprendizagem é grandioso, facilita e melhorar a aprendizagem dos alunos.
Temos como exemplo
professores da rede federal que implantaram algumas ferramentas digitais livres
me tiveram bons resultados. Criaram sites de compartilhamento de mídia, que
envolveu e estimulou a participação dos alunos. Adotaram o PADLET (que
considero superinteressante e de fácil manuseio), Thinglink e Blogger, ferramentas
que apoiaram a aprendizagem presencial ou online e melhoraram o desempenho dos
alunos.
Exemplos como estes nos
fazem refletir: como trabalhamos com as tecnologias com os nossos alunos? Como
podemos utilizá-las para aprimorar e desenvolver ainda mais o interesse e participação
dos alunos? Lembrando que vivemos em
mundo abarcado por tecnologia e os nossos alunos nasceram em meio as
tecnologias...
Prática
pedagógica no IFMT
Sou professora de Educação Física do Instituto Federal de Mato Grosso e tive a oportunidade de realizar um projeto com minhas turmas no ano de 2018, chamado IFitness.
Esse projeto orientava e incentivava a participação dos alunos em atividades voltadas para atividade física e saúde. Vou dar o exemplo de uma turma de 2º ano que utilizou o Instagram para divulgar “mini desafios” de atividades físicas, (por exemplo realizar o exercício de barras fixa 20 vezes; realizar 30 agachamentos) os desafios deveriam ser filmados e postados pelos alunos.
A participação dos alunos foi grande, e acredito que o meio utilizado foi essencial para isso.
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