Ferramentas digitais na aprendizagem centrada no aluno


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Texto 7 – Ferramentas digitais na aprendizagem centrada no aluno: exemplos práticos e considerações

Ao longo dos últimos anos o uso de tecnologias pelos alunos vem aumentando e se torna cada vez mais difícil não utilizar essas tecnologias nas salas de aula. A escola passa a ter o papel de não apenas ensinar conteúdos, deve prezar pelo desenvolvimento pessoal do aluno, sua inclusão social, cidadania ative e emprego, deve, portanto, ensinar para a vida.
É importante que além das disciplinas curriculares, o aluno aprenda as competências transversais como exemplo temos as competências digitais, empreendedorismo, deve aguçar o pensamento crítico, a resolução de problemas, deve aprender a aprender.
Há escolas que trabalham com as tecnologias digitais cotidianamente, caso dos Institutos Federais de Educação. O mercado de trabalho exige cada vez mais trabalhadores competentes e habilidosos que saibam utilizar tecnologias e os institutos colaboram com esse mundo do trabalho.
Ainda é um desafio para os professores tornar visível os resultados do uso das tecnologias com os alunos. O conceito TPACK se refere a um entendimento que abrange conteúdo, pedagogia e conhecimento tecnológico e pode ajudar a reconhecer os desafios no desenvolvimento profissional dos professores. Outro ponto importante é mudar a abordagem centrado no professor para uma abordagem centrada no aluno, e também mudar a abordagem analógica para uma abordagem digital.
O leque de possibilidades que o professor passa a ter quando adota ferramentas digitais para a aprendizagem é grandioso, facilita e melhorar a aprendizagem dos alunos.

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Temos como exemplo professores da rede federal que implantaram algumas ferramentas digitais livres me tiveram bons resultados. Criaram sites de compartilhamento de mídia, que envolveu e estimulou a participação dos alunos. Adotaram o PADLET (que considero superinteressante e de fácil manuseio), Thinglink e Blogger, ferramentas que apoiaram a aprendizagem presencial ou online e melhoraram o desempenho dos alunos.


Exemplos como estes nos fazem refletir: como trabalhamos com as tecnologias com os nossos alunos? Como podemos utilizá-las para aprimorar e desenvolver ainda mais o interesse e participação dos alunos?  Lembrando que vivemos em mundo abarcado por tecnologia e os nossos alunos nasceram em meio as tecnologias...

Prática pedagógica no IFMT

Sou professora de Educação Física do Instituto Federal de Mato Grosso e tive a oportunidade de realizar um projeto com minhas turmas no ano de 2018, chamado IFitness. 

Esse projeto orientava e incentivava a participação dos alunos em atividades voltadas para atividade física e saúde. Vou dar o exemplo de uma turma de 2º ano que utilizou o Instagram para divulgar “mini desafios” de atividades físicas, (por exemplo realizar o exercício de barras fixa 20 vezes; realizar 30 agachamentos) os desafios deveriam ser filmados e postados pelos alunos. 

A participação dos alunos foi grande, e acredito que o meio utilizado foi essencial para isso.





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