One-minute-paper - descobrindo os pensamentos e os sentimentos dos estudantes.




Depois que retornei da semana do mestrado, participei de uma ação de intervenção pedagógica realizado pelo setor em que exerço minhas atribuições. O objetivo da ação era repassar orientações aos estudantes que ficaram em dependência ou retidos no módulo passado. Então, quis pôr em prática a estratégiaOne-minute-paper”, para verificar rapidamente como os estudantes estavam se sentindo ou pensando. O momento foi de curiosidade e apreensão muitos ficaram sem saber direito o que escrever. Porém, ao final de um minuto, os estudantes escreveram algumas palavras, tais como: triste; estudando pouco; frágil; preocupada com o seminário; preocupado com as atividades; cansada; problemas em casa; medo de não consegui apresentar o seminário; sobrecargas nos estudos; foco nos estudos. Achei muito proveitosa a estratégia, pois conseguimos levantar dados importantes que auxiliarão a Coordenação na construção de abordagens para ajudar aos estudantes nesse processo de aprendizagem.


Comentários

  1. Cida, parabéns! Refletir sobre o mundo ao redor e identificar as atitudes e opiniões de outros, invariavelmente, leva ao desenvolvimento da empatia. Todo professor deve trabalhar para esse fim, com os estudantes e com ele mesmo. Fico satisfeito em verificar a aplicação da técnica e que o resultado obtido foi promissor.

    ResponderExcluir
  2. Que legal hein Cida. Usava essa técnica com outro nome e também acho super legal que os alunos possam ter a oportunidade de refletir sobre sua prática e nomear suas sensações. É um verdadeiro exercício de educação emocional. Urgente para nossos dias.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Cida! Também utilizei a técnica e obtive as mesmas impressões! Percebi, em relação aos alunos, muita curiosidade, pois não faziam a menor ideia do que os aguardava!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trello: organização versátil para a Educação

KWL - uma possibilidade de técnica de aula