One-minute-paper - descobrindo os pensamentos e os sentimentos dos estudantes.
Depois
que retornei da semana do mestrado, participei de uma ação de
intervenção pedagógica realizado pelo setor em que exerço
minhas atribuições. O objetivo da ação
era repassar orientações aos estudantes que ficaram
em dependência ou retidos no módulo passado. Então, quis pôr em prática a estratégia
“One-minute-paper”, para verificar rapidamente como os estudantes estavam se
sentindo ou
pensando.
O
momento foi
de curiosidade e apreensão muitos ficaram sem saber direito o que
escrever. Porém, ao final de um minuto, os
estudantes escreveram algumas palavras, tais como: triste; estudando
pouco; frágil; preocupada com o seminário; preocupado com as
atividades; cansada; problemas em casa; medo de não consegui
apresentar o seminário; sobrecargas nos estudos; foco nos estudos.
Achei
muito proveitosa a estratégia, pois conseguimos levantar dados
importantes que auxiliarão a Coordenação na construção de abordagens para ajudar aos estudantes nesse processo de
aprendizagem.
Cida, parabéns! Refletir sobre o mundo ao redor e identificar as atitudes e opiniões de outros, invariavelmente, leva ao desenvolvimento da empatia. Todo professor deve trabalhar para esse fim, com os estudantes e com ele mesmo. Fico satisfeito em verificar a aplicação da técnica e que o resultado obtido foi promissor.
ResponderExcluirQue legal hein Cida. Usava essa técnica com outro nome e também acho super legal que os alunos possam ter a oportunidade de refletir sobre sua prática e nomear suas sensações. É um verdadeiro exercício de educação emocional. Urgente para nossos dias.
ResponderExcluirMuito bom Cida! Também utilizei a técnica e obtive as mesmas impressões! Percebi, em relação aos alunos, muita curiosidade, pois não faziam a menor ideia do que os aguardava!
ResponderExcluir