Conhecimento, trabalho e obra


Texto – 6 Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a educação profissional




            O trabalho não é considerado apenas uma forma de obter renda familiar pode ser entendido como realização que dá sentido a vida. E a educação profissional qualifica o jovem para o trabalho e para a vida em sociedade. O trabalho é uma realização que dá sentido á vida.

         





A separação entre o trabalho manual e o trabalho intelectual não seria a maneira mais correta de ver os saberes no trabalho. As atividades produtivas não podem ser simplesmente reduzidas a execuções sem inteligências isso resultaria no empobrecimento do trabalho e uma mão-de-obra carente de aptidões individuais, sem estímulos para a especialização. Os trabalhadores braçais serem rotulados como desprovidos de conhecimento causaria a desqualificação desses trabalhadores que executam funções simples e consequente um desestímulo.




            



A aprendizagem teórica e prática deve ser de forma indissociável. Depois de uma explicação teórica, supõe-se que os alunos estão aptos para aplicação prática do que aprenderam, a teoria guia a prática. Uma prática sem a base teórica seria compreendida como um ato sem inteligência. É importante compreender o saber, “saber que” e “saber como”, saber por qual motivo deve ser feito daquela forma e saber como fazer. Mas ambos não estão subordinados.


A educação profissional deve despontar aos alunos que além da beleza da obra, também existe um significado social resultado do trabalho, e ainda deve qualificar os estudantes para uma profissão. O saber deve estar baseado em competências. A formação profissional bem orientada resulta em obras bem-feitas, bem-acabadas.


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