Aprendizagem ativa
![]() |
Texto 2 - Não deixe a aula didática (expositiva); conserte-a
É comum na apresentação dos adeptos
da aprendizagem ativa falar que a aula didática tradicional seja mais apática e
menos eficaz relacionada a métodos de aprendizagem ativa. Porém aulas e
palestra bem organizadas são capazes de apresentar informações de conteúdos complexos
de forma eficaz. E uma maneira de tornar as aulas tradicionais expositivas mais
interessantes para os alunos seria incrementá-la com aprendizagem ativa.
Na aprendizagem ativa os alunos são
os responsáveis finais pela aprendizagem e assimilação de habilidades, são os maiores
responsáveis pelo processo de aprendizagem. Talvez por essa razão os alunos se
empenhem e se envolvem mais durante aulas que exigem mais a participação dos mesmos,
pois, o objetivo é incentivar a participação do aluno o tonando o centro do
processo.
Os exercícios de aprendizagem são
um bom exemplo utilizado para assimilação do conteúdo explicado durante a aula.
Oportunizar a participação dos alunos durante a explicação também. Outro fator
que considero importante é falar de forma clara e relacionar, por exemplo algum
conteúdo mais complexo, a vida cotidiana dos alunos. Mudanças de ritmos a cada
vinte minutos ajuda a captar a atenção dos alunos durante a aula.
Realizei uma atividade no primeiro bimestre
desse ano com duas turmas de segundo ano sobre os principais componentes dos alimentos.
Os alunos fizeram um histórico alimentar descrevendo as refeições ingeridas num
período de 7 dias. Além disso deveriam calcular seu IMC, classificar os
alimentos ingeridos em macro e micronutrientes e responder um questionário sobre
atividade física.
No dia da entrega da atividade
discutimos sobre os alimentos ingeridos costumeiramente pelos alunos e a importância
de uma alimentação saudável e balanceada para os adolescentes.
Verifiquei o comprometimento e
cuidado dos alunos na realização da atividade proposta e no dia da discussão do
conteúdo da atividade os alunos se mostraram mais envolvidos e elucidados sobre
o tema e assim puderam participar mais ativamente da aula.


Comentários
Postar um comentário