Aprendizagem ativa
![]() |
Texto 2 - Não deixe a aula didática (expositiva); conserte-a
É comum na apresentação dos adeptos
da aprendizagem ativa falar que a aula didática tradicional seja mais apática e
menos eficaz relacionada a métodos de aprendizagem ativa. Porém aulas e
palestra bem organizadas são capazes de apresentar informações de conteúdos complexos
de forma eficaz. E uma maneira de tornar as aulas tradicionais expositivas mais
interessantes para os alunos seria incrementá-la com aprendizagem ativa.
Na aprendizagem ativa os alunos são
os responsáveis finais pela aprendizagem e assimilação de habilidades, são os maiores
responsáveis pelo processo de aprendizagem. Talvez por essa razão os alunos se
empenhem e se envolvem mais durante aulas que exigem mais a participação dos mesmos,
pois, o objetivo é incentivar a participação do aluno o tonando o centro do
processo.
Os exercícios de aprendizagem são
um bom exemplo utilizado para assimilação do conteúdo explicado durante a aula.
Oportunizar a participação dos alunos durante a explicação também. Outro fator
que considero importante é falar de forma clara e relacionar, por exemplo algum
conteúdo mais complexo, a vida cotidiana dos alunos. Mudanças de ritmos a cada
vinte minutos ajuda a captar a atenção dos alunos durante a aula.

No dia da entrega da atividade
discutimos sobre os alimentos ingeridos costumeiramente pelos alunos e a importância
de uma alimentação saudável e balanceada para os adolescentes.
Verifiquei o comprometimento e
cuidado dos alunos na realização da atividade proposta e no dia da discussão do
conteúdo da atividade os alunos se mostraram mais envolvidos e elucidados sobre
o tema e assim puderam participar mais ativamente da aula.
Comentários
Postar um comentário