Diálogo aberto

As experiências vivenciadas até o momento nas aulas de Práticas Educativas em EPT mostraram os desafios na realização de uma aula dialógica. Da mesma forma, é possível perceber os benefícios gerados pela concretização de um ambiente dialógico.

Dialogar é desafiante, porque exige abertura e disponibilidade para estar de olhos, ouvidos e coração abertos e atentos ao outro...

Dialogar exige preparação, para que não seja uma conversa sem rumo, sem direção, porque nesse caso não é diálogo, mas papo-fiado... Papo-fiado é uma maravilha, e muitas vezes pode ser educativo... mas não é o nosso objetivo contar com a sorte.

Dar a palavra ao outro... deixar o aluno falar... eis uma ótimo método pedagógico, o mais fundamental deles, talvez.

Há várias atividades que podem ser usadas como forma de se principiar o diálogo, mas percebemos que o desafiante é manter o ambiente dialógico e garantir que todos tenham voz e também saibam ouvir atentamente.

Vereda Luminosa

Comentários

  1. Não há como discordar da importância do diálogo, principalmente quando a gente recorre ao pensamento de Paulo Freire, nosso grande defensor da dialogicidade na educação. Para o educador, há uma condição básica ao diálogo: "[...] Somente quem escuta paciente e criticamente o outro, fala com ele, mesmo que, em certas condições, precise de falar a ele. [...]" (FREIRE, 1996, p.113).
    Trata-se, na verdade, de uma habilidade indispensável à prática educativa humanizadora.

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    1. O diálogo é um exercício que pode ensinar o estudante a se expressar melhor, mas o mais importante é que nos ensine a escutar melhor... Não é assim que Rubem Alves convidava... Ao exercício da "escutatória"?

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