Contrato de Aprendizagem do Módulo de Práticas Educativas em EPT 2019.1
Ementa
Fundamentos da organização dos trabalhos pedagógicos na EPT.
Tendências do ensino e da aprendizagem na EPT. Práticas Pedagógicas dialógicas.
Saberes necessários à prática docente na EPT. Planejamento do ensino na EPT:
objetivos, tipologias de conteúdo, metodologias de ensino e avaliação
Apresentação
1.
Momento Uau! – visa criar empatia entre os
membros da comunidade e confiança na capacidade de todos para o projeto
2.
Definição do projeto – estabelecer o objetivo,
grupo, recursos, prazo, local e forma de entrega
3.
Título – Sugestão: Projeto Integrador para o
desenvolvimento de um cidadão COMPETENTE para a vida em uma residência comunal
estudantil
4.
Disciplinas – como escolher? Sugestão:
manutenção domiciliar, auto conservação, comunicação e colaboração, orçamento e
finanças...
5.
Resultado esperado: definir os objetivos de
aprendizagem por disciplina e para o projeto integrador, definir instrumentos
de avaliação a ser executado pelo estudante e que integre diferentes
disciplinas, aplicar a Taxonomia de Bloom para a delimitação dos níveis de
rendimento acadêmico
6.
Apresentação do resultado: vocês são livres para
escolher como apresentar, registrar e demonstrar o projeto. A única exigência,
o grupo de estudantes de outros estados (MT e RR) deverá apresentar uma solução
em ambiente virtual que possibilite a interação síncrona e assíncrona entre os
estudantes.
Lembrem-se:
Nosso maior objetivo é criar um cenário para que os
estudantes desenvolvam as soft skills, ao mesmo tempo em que aprendem os
objetivos determinados por disciplina e para o curso.
A integração de disciplinas e de objetivos de aprendizagem
visa minimizar o número de avaliações, e não a redução do critério de avaliação
da aprendizagem pelo professor.
A intencionalidade pedagógica ambicionada é que os
estudantes, ao terem parte no nosso curso, desenvolvam-se como cidadão e como
profissional, no lugar do adestramento para a resolução de questões de múltipla
escolha (concursos, vestibular e ENEM, entre outros...)
Quatro formas de refletir
1.
Thinking back – lembrando – de hoje para o
passado
·
Retornando à experiência de aprendizagem vivida
ou recapturando um evento de aprendizagem passado em outro lugar e momento. Isso
permite que o estudante revisite inteiramente uma situação previamente vivida
em perspectiva diferente. Assim, o aprendiz pode descobrir conhecimento prévio
que tinha sido aprendido, mas esquecido.
2.
Thinking forward – imaginando – de hoje para o
futuro
·
O estudante reflete sobre como ele faria as
coisas feitas hoje de forma diferente no futuro, e possivelmente uma melhora
poderá ser observada ou proposta. Isto é, a aprendizagem acontece. Essa forma
de reflexão tem sido reportada como aprendizagem transformadora (transformative learning).
3.
Thinking inward – assimilando – de fora para mim
·
Reflexão introspectiva traz também o estudante
próximo às emoções. Reviver uma experiência prévia será sem significado exceto
se isso acender alguma emoção. Por isso, sons, cheiros, sorrisos, pessoas, cores
ajudam no processo de aprendizagem. Tudo isso ajudar a descrever a sensação de
um momento vivido.
4.
Thinking outward – projetando – de mim para fora
·
Refletir sobre o mundo ao redor exige um ponto
de vista expandido. Identificar as atitudes e opiniões de outros, como um
autor, colega de trabalho, ou pessoa de outra cultura leva o estudante a ter
considerações profundas sobre seu próprio sistema de crenças. Leva ao
desenvolvimento de empatia. Leva a entender outras teorias, ideias ou formas de
ver o mundo.
Pontos de vista
Os elementos abaixo
ajudarão a elaborar os pontos de vista quando discutirmos nossa ação nos
períodos de reflexão.
Tomando em consideração
o período/dia/semana de trabalho, o que você pessoalmente achou como
...o mais interessante? O
mais interessante para mim foi...
...o mais surpreendente? O
que mais me surpreendeu foi...
...o que te fez pensar? O
que mais me fez pensar foi...
...o que te impactou? O
que mais me impactou foi...
Tomando em consideração o período/dia/semana de trabalho, o
que você
...nunca tinha ouvido nada a respeito? Eu não estava ciente de...
...achou tedioso/aborrecido? O
que me aborreceu foi...
...pensa que está errado? Eu
não estou seguro sobre...
Desenvolvendo uma
atitude dialógica (http://www3.hamk.fi/dialogi/diale/index_eng.html)
Simetria
Eu
escuto na mesma quantidade em que falo.
Participação ativa
Eu
participo do diálogo, inclusive escutando aquilo que é dito em silêncio.
Livrando-se da
egocentricidade
Eu sou
apenas mais um entre outros participantes no diálogo.
Compromisso
Eu não
abandonarei o diálogo, mesmo quando uma situação difícil ocorrer.
Reciprocidade
Eu
reagirei de maneira sensível, mostrando não negligenciar ou ignorar ninguém.
Expressão honesta e
aberta
Eu
compartilho meus pensamentos conforme o tópico discutido, sem agenda obscura.
Respeito a si mesmo e
aos outros
Minha
expressão facial, meus gestos e discurso mostram o meu respeito a mim e aos
demais participantes, pois tenho conhecimento de que temos o mesmo valor.
Assertividade
Anuncio
e defendo minhas ideias com vigor e respeito pelo ouvinte, pois tenho segurança
e clareza a respeito dos meus objetivos.
Avaliação pelos pares
entendendo o desenvolvimento pessoal e profissional na EPT
Nome do time de
aprendizagem:
Autoavaliação:
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Nome do membro:
|
Nome do membro:
|
Nome do membro:
|
Nome do membro:
|
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Critério 1:
A pessoa escuta o colega e
reflete sobre os argumentos apresentados
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Critério 2:
A pessoa trabalha com foco
na resolução do problema comum ao grupo
|
|||||
Critério 3:
A pessoa está comprometida
com a produção de resultados
|
|||||
Critério 4:
A pessoa é capaz de criar
uma atmosfera agradável para o ambiente de trabalho
|
|||||
Critério 5:
Quem você contrataria? Por
que?
|
|||||
Critério 6:
Quem você não indicaria
para uma promoção? Por que?
|
Planilha para a avaliação da aprendizagem
Dimensões
para o desenvolvimento pedagógico
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Saber
O estudante... |
Fazer
O estudante... |
Conviver
O estudante... |
Ser
O estudante... |
Ferramentas digitais
|
Bom: lista diferentes
ferramentas digitais para aprendizagem
Excelente: lista e explica o uso de diferentes ferramentas
digitais para aprendizagem
|
Bom: planeja um ambiente de aprendizagem que considere o uso
de ferramentas digitais
|
Bom: reconhece a importância de estar vigilante sobre a
segurança em ambiente virtual e cyberbullying
Excelente: reconhece a importância de estar vigilante sobre
a segurança em ambiente virtual e cyberbullying e ativamente adota um
comportamento seguro e cortês
|
Bom: sente-se confortável em desenvolver atividades em
ambiente virtual
Excelente: sente-se confortável em desenvolver atividades em
ambiente virtual e está disposto a aprender sobre novas ferramentas digitais
|
Avaliação da aprendizagem que observe o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante
|
Bom: Reconhece a importância do alinhamento entre objetivo
de aprendizagem-prática pedagógica-avaliação da aprendizagem
|
Bom: Organiza os objetivos de aprendizagem observando a
Taxonomia de Bloom
|
Bom: Reconhece o estudante como um profissional em
desenvolvimento
Excelente: Reconhece o estudante como um profissional em
desenvolvimento e desenvolve um comportamento dialógico para a resolução de
dúvidas durante o processo de avaliação da aprendizagem
|
Bom: é um mentor que apresenta diferentes caminhos para o
desenvolvimento pessoal e profissional do estudante
|
Mediação da aprendizagem
|
Bom: reconhece a importância da negociação de sentidos para
o processo de aprendizagem
|
Bom: descreve estratégias para a aprendizagem ativa
úteis para a mediação da aprendizagem
|
Bom: participa do diálogo de maneira polida
|
Bom: é um mediador de conflitos que busca construir o
resultado positivo para a comunidade
|
Conceito:
Estudante (eu): Professor (ele): Comunidade (nós): |
Cronograma
Atividade
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Data
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Planejamento
|
0
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2/jan a 22/abr
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(1) KWL CHART - Fundamentos da organização dos trabalhos pedagógicos
e Tendências do ensino e da aprendizagem na EPT
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1
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23/abr a 3/mai
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Recepção, Apresentação da proposta de trabalho, Formação de times
para aprendizagem ativa, Formas de reflexão, Avaliação da aprendizagem.
(2)MOMENTO UAU!, (3) MINUTE PAPER, (4) LEARNING SELFIE, (5) GAMIFICATION (visite:
|
2
|
Currículo STEM, Modelo de desenvolvimento de times de Tuckman,
Taxonomia de Bloom, Aprendizagem Ativa e Passiva, Alinhamento Objetivos de
Aprendizagem-Prática Pedagógica – Avaliação de Aprendizagem, Tipos de
professor vs. Tipos de estudante, Educação para o Século XXI, Engajamento
Estudantil - Práticas Pedagógicas dialógicas e Saberes necessários à prática
docente na EPT.
|
|
3
|
Regras do Open Space, Aprendizagem dialógica, Produção Ativa, (6) MAPA
DE EMPATIA+NABC PITCH, (7) BRAINS STORM+VALUE CLOCK - Planejamento do ensino
na EPT
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4
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Produção ativa. (8)
FLIP-CHART+LEARNING CAFÉ, (9) GIVING VOICE
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5
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Produção ativa. (10) SNOW
BALL, (11) AQUARIUM/FISH BOWL
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6
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Demonstração de evidência de aprendizagem – PRESENCIAL
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7
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Demonstração de evidência de aprendizagem – VIRTUAL
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8
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4/mai a 30/mai
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(12) LEARNING JOURNAL (GOOGLE DOCS+BLOG), ATÉ 30 DIAS APÓS O
ENCERRAMENTO
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9
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31/maio
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Lançamento das notas
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*número de 1-12 indicam diferentes estratégias/métodos de
aula para o desenvolvimento de aprendizagem ativa
**resolução de dúvidas pode ser realizada a todo momento,
presencialmente ou por qualquer solução TIC
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